A Fundação Rotária 2018-02-17T17:41:14+00:00

FUNDAÇÃO ROTÁRIA DO ROTARY INTERNATIONAL

Fundação Rotária do Rotary International é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.

É uma instituição filantrópica, idealizada em 1917 pelo Presidente 1916-17 do Rotary lnternational – Arch C. Klumph, e organizada no Estado de lllinois, sob o termo de uma declaração de fideicomisso, adotado pelo Conselho Diretor do RI e pelos fideicomissários, no ano de 1931. Em 1938, ficou estabelecida como uma corporação sem fins lucrativos.

O objetivo da Fundação Rotária é incentivar a compreensão e relações amistosas entre povos de diferentes nações, através da promoção de projetos tangíveis e eficientes, de caráter filantrópico, humanitário e educacional. Visa ainda a contribuir para a paz e a compreensão mundial, por meio de programas internacionais de cunho igualmente humanitário e educativo.

A Fundação Rotária é administrada por (14) quatorze Curadores que, com a aprovação do Conselho Diretor do RI, são nomeados pelo Presidente da Fundação Rotária (sempre um Ex-Presidente do RI) e o Secretário Geral do RI. Ditos quatorze Curadores representam as seis regiões do mundo rotário.

Quatro Curadores são Ex-Presidentes do Rotary International e os outros dez são nomeados devido à sua experiência em finanças ou em setores da Fundação Rotária. Os curadores desempenham suas funções independentemente de remuneração. O mandato dos curadores é de quatro (4) anos.

A Fundação Rotária se mantém por meio de contribuições voluntárias de Rotary Clubs, rotarianos e outros. É dever de todo rotariano conhecer e divulgar os programas da Fundação Rotária, bem como envidar esforços no sentido de proporcionar maiores donativos, para que ela tenha condições de continuar seus programas educacionais e benemerentes e bem assim expandi-los.

Novembro é considerado o Mês da Fundação Rotária. Durante esse mês compete aos Rotary Clubs dedicar pelo menos um programa à Fundação Rotária, apresentando sugestões para projetos compatíveis com o seu objetivo. O Mês da Fundação Rotária deve ser divulgado por todos os meios apropriados de comunicação.

SUA HISTÓRIA

Em 1917, o Presidente do Rotary International Arch C. Klumph (foto ao lado) propôs um fundo de dotações “com o intuito de fazer o bem no mundo”. Em 1928, após o fundo ter angariado mais de US$5.000, passou a chamar-se Fundação Rotária e tornou-se uma entidade do Rotary International.

Cinco curadores, entre eles Klumph, foram indicados para administrá-la como um truste único com a intenção de levar adiante os propósitos do Rotary International.

Dois anos mais tarde, a Fundação outorgou seu primeiro subsídio, no valor de US$500, para a International Society for Crippled Children, uma associação internacional para crianças deficientes criada pelo rotariano Edgar F. “Daddy” Allen, que mais tarde se transformou na Easter Seals.

A Grande Depressão e a II Guerra Mundial dificultaram o crescimento da Fundação, no entanto, a necessidade de promover a paz mundial gerou, no pós-guerra, enorme interesse pelo desenvolvimento da entidade. Quando o fundador do Rotary, Paul P. Harris, faleceu em 1947, contribuições começaram a ser encaminhadas ao Rotary International e foi criado o Fundo em Homenagem Póstuma a Paul Harris para fortalecer a Fundação.

Naquele ano, o primeiro programa da Fundação — as Bolsas Educacionais — foi estabelecido. Em 1965-66, três novas iniciativas foram lançadas: Intercâmbio de Grupos de Estudos, Bolsas para Aperfeiçoamento Técnico e um tipo especial de subsídio que mais tarde viria a ser denominado Subsídios Equivalentes. Os Subsídios “Saúde, Fome e Humanidade” (3-H) foram estabelecidos em 1978, enquanto o programa Voluntários do Rotary teve início em 1980 como parte dos Subsídios 3-H. O programa Pólio Plus, por sua vez, foi lançado em 1984-85 e os Subsídios Rotary para Professores Universitários no ano seguinte. Os primeiros fóruns pela paz realizados em 1987-88 levaram ao estabelecimento dos Programas da Fundação para Estudos sobre Paz e Resolução de Conflitos.

Ao longo dos anos, o apoio à Fundação cresceu vigorosamente. Desde a primeira doação de US$26,50 em 1917, a entidade recebeu contribuições que totalizaram mais de um bilhão de dólares. Somente em 2003-04, mais de US$70 milhões foram angariados e, até o momento, mais de um milhão de indivíduos receberam o título de Companheiro Paul Harris em reconhecimento a suas doações de US$1.000 ao Fundo Anual para Programas ou por terem tal quantia doada por outrem em seu nome.

Esse extraordinário apoio e o envolvimento de rotarianos em todo o mundo favorecem o futuro da Fundação Rotária em sua contínua missão de promover a paz e a compreensão mundial.

O Rotary começou como uma idéia há mais de 100 anos. Hoje, somos uma entidade que conta com mais de 1,2 milhão de rotarianos em mais de 200 países e áreas geográficas.

A Seção de Arquivos do RI é a maior autoridade no que diz respeito à rica história do Rotary. A equipe trabalha nas instalações de Lincolnwood, nos EUA, para manter constantemente atualizada a coleção que abarca dezenas de milhares de itens provenientes de todas as partes do mundo.

MISSÃO

A missão da Fundação Rotária do Rotary International é capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza. Por não ter fins lucrativos, a Fundação Rotária não pode prescindir das contribuições de pessoas que acreditam em seu trabalho em prol de um mundo melhor.

Clique aqui para mais detalhes sobre os programas da Fundação Rotária