Avenidas de serviço 2018-02-14T17:56:20+00:00

AVENIDAS DE SERVIÇO

Entende-se por AVENIDAS DE SERVIÇO as cinco grandes comissões responsáveis pela concretização do ideal de servir, preconizado por Rotary, constante de seu objetivo. As cinco Avenidas de Serviços servem hoje como base filosófica, para ações e trabalhos.

Cada grande comissão, ou avenida, é responsável pelo desenvolvimento da meta que lhe diz respeito, e o objetivo resume-se em estimular o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:

1 – a SOCIABILIDADE – Dignidade da pessoa humana, criadora do espírito de cooperação, que impulsiona o trabalho nos diversos campos de ação;

2 – a SINCERIDADE – Consciência da profissão, que assegura elevadas normas de ética nas relações profissionais;

3 – a SOLIDARIEDADE – Amor ao próximo, indispensável à prestação de serviços em prol do bem público; e

4 – a FRATERNIDADE – Compreensão e paz mundial, base da aproximação internacional

A 5ª Avenida de Serviços do RI – JUVENTUDE – É um termo que você ouvirá muito no futuro, devido à recente decisão do Conselho de Legislação incluindo os “jovens” como foco principal da Quinta Avenida de Serviços. Englobará todos os programas e projetos denominados “juvenis” (considera-se faixa etária até 30 anos), incluindo Rotaract, Interact, Intercâmbio de Jovens e RYLA.

Curiosidade: As quatro Avenidas de Serviço foram criadas em 1926 pelo rotariano inglês Sydney Pascal (que serviu como presidente do RI em 1931-32) e por Vivian Cartes, secretário do RIBI, na ocasião. Ambos desenvolveram os conceitos dos Serviços Internos, Profissionais, à Comunidade e Internacionais em uma manhã de domingo, durante uma caminhada nos arredores de Surrey, na Inglaterra.

AVENIDA DE SERVIÇOS INTERNOS (SOCIABILIDADE)

Inspiradora da cooperação que impulsiona o trabalho nos diversos campos de atividades internas do clube. Esta avenida é responsável pelo desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir. Os Serviços Internos abrangem tudo que o rotariano faz visando ao bom funcionamento do clube, como:

• Assistir a todas as reuniões;
  • Participar do companheirismo;
  • Participar ativamente dos programas;
  • Servir nas comissões;
  • Pagar pontualmente as mensalidades;
  • Representar o seu Rotary Club em atividades fora dele;
  • Informar os não-rotarianos sobre o objetivo de Rotary;
  • Fazer palestras em outros Rotary Clubs;
  • Tomar parte nas reuniões interclubes, fóruns, institutos, assembléias e conferências, e se possível nas convenções internacionais.

AVENIDA DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS (SINCERIDADE)

Motivadora do princípio que estabelece o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional.

Os Serviços Profissionais são o veículo pelo qual o Rotary promove e apoia a aplicação e adesão aos mais altos padrões de ética em todas as ocupações úteis e idôneas, advogando lealdade aos empregadores e empregados, e tratamento justo tanto para eles quanto para os concorrentes, o público e todos aqueles com os quais se têm relações profissionais ou de negócios.

Os Serviços Profissionais significam particularmente a obrigação de cada detentor de uma classificação no Rotary de divulgar esses princípios em todos os seus relacionamentos de negócio e de profissão com os não-rotarianos, e compartilhar com o seus companheiros rotarianos os ideais do seu próprio trabalho ou profissão. Os Conselhos Diretores dos Rotary Clubs são instados a fazer constar de seu plano de atividades, as seguintes comissões:

• Orientação Profissional
  • Apoio Profissional
  • Conscientização Profissional
  • Reconhecimento Profissional.

A responsabilidade dos rotarianos é assegurar-se que sua conduta, profissional e nos negócios esteja de acordo com os princípios do Rotary e cooperar com os projetos implantados pelo clube.

AVENIDA DE SERVIÇOS À COMUNIDADE (SOLIDARIEDADE)

Esta avenida conduz o rotariano à prestação de serviços em benefício do bem-estar social, incentivando a melhoría da comunidade pela conduta exemplar de cada cidadão na sua vida pública ou particular.

Serviços à Comunidade significam então tudo aquilo que o rotariano faz, individualmente ou em conjunto, para ajudar outras pessoas, como:

• interessar-se pessoalmente pela comunidade e pelas pesoas que nela residem;
  • estudar os problemas e as necessidades da comunidade e procurar resolvê-los;
  • interessar-se pelos menores e pelos jovens, ajudando-s, acima de tudo, com o seu bom exemplo na vida em família e na sociedade, tendo sempre em mente o lema: cada rotariano, um exemplo para a juventude.

Os Rotary Clubs são incentivados pelo RI a criarem comissões de:

• Desenvolvimento Humano,
  • Desenvolvimento Comunitário,
  • Proteção do Meio Ambiente e
  • Parceria no Servir.

AVENIDA DE SERVIÇOS INTERNACIONAIS (FRATERNIDADE)

Via de aproximação que começa e termina onde estamos, dando volta ao mundo.

Os Serviços Internacionais referem-se a tudo aquilo que o rotariano pode fazer para promover a compreensão, a boa-vontade e a paz internacional, pelo seu interesse na cultura, costumes, realizações, aspirações e problemas de outros povos, por meio de viagens ao exterior, leitura e correspondência, e colaboração em todas as atividades do clube que possam ser úteis aos povos de outros países.

Esta grande comissão sintetiza o interesse do Rotary pela aproximação dos profissionais de todo o Mundo, visando à consolídação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

AVENIDA DE SERVIÇOS ÀS NOVAS GERAÇÕES

Os Serviços às Novas Gerações reconhecem que as atividades para desenvolvimento da capacidade de liderança, tais como RYLA, projetos humanitários de Rotaract e Interact Clubs e atividades para criar a compreensão internacional através de Intercâmbio de Jovens do Rotary contribuem para que os jovens realizem mudanças positivas no mundo.