Loading...
O que é Rotary? 2018-02-22T16:55:59+00:00

Project Description

O que é Rotary?

O Rotary é uma organização de líderes de negócios, profissionais e voluntários, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética, ajudam a combater a fome, a pobreza, o analfabetismo e estabelecer a paz e a boa-vontade no mundo. O Rotary International é formado por Rotary Clubs unidos pela máxima Dar de Si Antes de Pensar em Si, com associados homens e mulheres que doam tempo, talentos e dinheiro em prol de projetos locais e internacionais de ajuda que promovam a compreensão entre os povos.

Objetivo do Rotary

O obejtivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

1º. O desenvolvimento do companheirismo, como elemteno capaz de proporcionar oportunidades de servir;
2º. O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional;
3º. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um, na vida pública e privada;
4º. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Prova Quadrupla

Os rotarianos aplicam em todas as suas atividades a Prova Quádrupla, a qual reflete seus padrões de ética. Espera-se que os sócios atuem eticamente em suas profissões e relacionamentos pessoais A Prova Quádrupla do que nós pensamos, dizemos ou fazemos.

1. É a VERDADE?
2. É JUSTO para todos os interessados?
3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

Instituição de Utilidade Pública

LEI N° 5.575, de 17 de Dezembro de 1969

Reconhece de utilidade pública as unidades do “Lions Clube” e do “Rotary Club do Brasil”, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1° – São reconhecidos de utilidade pública os “Lyons Clube do Brasil”, os “Rotary Club do Brasil” e todas as suas unidades existentes no pais, sociedades civis sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado, e filiados, respectivamente, à “Associação Internacional dos Lyons Clubes” e “Rotary Internacional”. Parágrafo único – A declaração de utilidade pública alcança, também, as sociedades “Casa da Amizade”, constituídas pelas esposas dos integrantes dos “Rotary Club do Brasil”, e dedicadas à prática de assistência aos desvalidos.

Art. 2° – O Poder Executivo regulamentará a presente Lei dentro de 60 (sessenta) dias de sua publicação.

Art. 3° – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4° – Revogam-se as disposições em contrário.

Brasilia, 17 de dezembro de 1969, 148° da Independência e 81° da República.

Emílio G. Médici
Alfredo Buzaid

Decreto N° 72.300, de 25 de maio de 1973

Regulamenta a Lei nº 5.575, de 17 de dezembro de 1969, que declara de utilidade pública o “Rotary Club do Brasil”, o “Lions do Brasil”, e suas filiadas.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 81, item 111, da Constituição,DECRETA:

Art. 1 ° As sociedades civis Rotary Club do Brasil e Lions Clube do Brasil, suas filiadas e as denominadas “Casa da Amizade”, de que trata o parágrafo único do artigo 1°, da lei número 5.575, de 17 de dezembro de 1969, para que possam ser inscritas no Livro destinado ao registro das “Sociedades Declaradas de Utilidade Pública”, na forma da lei 91, de 28 de agosto de 1935, deverão servir desinteressadamente à coletividade através da manutenção de serviços de natureza educativa e assistencial.

Art. 2° O pedido de inscrição será dirigido ao Departamento Federal de Justiça, do Ministério da Justiça, provados pelo requerente os seguintes requisitos:
a) que já existia e funcionava na data da publicação da lei, ora regulamentada;
b) que adquiriu personalidade jurídica na forma da lei Civil;
c) que, mediante cláusula estatutária especifi ca, não remunera os cargos da diretoria e não distribui lucros, bonificações ou vantagens a dirigentes, mantenedores e associados, sob nenhuma forma ou pretexto;
d) que, comprovadamente, mediante a apresentação de relatório discriminativo, promove a educação ou exerce atividades de assistência social;
e) que seus diretores possuem folha corrida e moralidade comprovada;
f) que se obriga a publicar, anualmente, o demonstrativo da receita e despesa do período anterior. Parágrafo único. A falta do preenchimento de qualquer dos requisitos enumerados no artigo anterior importará no arquivamento do processo.

Art. 3° As entidades inscritas fi cam obrigadas a apresentar ao Departamento Federal de Justiça, até 30 de abril de cada ano, relatório circunstanciado dos serviços prestados no período anterior, juntamente como demonstrativo da receita e despesa correspondente, que será substituído pelo comprovante da sua publicação em órgão de imprensa, no ano em que houver sido contemplada com subvenção do Órgão da União.

Art. 4° Será cassada a inscrição da entidade que deixar de apresentar durante 3 anos consecutivos a demonstração, a que se refere o artigo anterior.

Art. 5° Este Decreto entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Brasília, 25 de maio de 1973, 152º da Independência e 85° da República.

Dia Nacional do Rotary no Brasil

Lei Federal nº 6.843 O Presidente da República: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Artigo 1º – Fica instituído e Dia Nacional do Rotary a ser comemorado em 23 de Fevereiro.

Artigo 2º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Artigo 3° – Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 03 de novembro de 1980.

João Batista Figueiredo
Presidente da República