Projetos e programas 2018-02-17T17:06:50+00:00

SERVIÇOS PROFISSIONAIS

• Voluntários do Rotary
Programa de RI que incentiva a participação ativa de rotarianos em projetos onde suas aptidões profissionais sejam relevantes e lhes oferece a oportunidade de servir naqueles projetos locais e internacionais que precisam de assistência.

• Ética Profissional
Objetivos: Incentivar que todos os rotarianos do Distrito tenham exposto em seu local de trabalho a “Declaração para Executivos e Profissionais Rotarianos”; incentivar que todos os clubes tenham exposta em seu local de reunião a Prova Quádrupla.

• Profissional do Ano
Objetivos: Reconhecer profissionais pela competência profissional, responsabilidade social e pela prática de altos padrões éticos.

• Orientação Profissional
Objetivo: Realizar eventos que ofereçam a jovens do Ensino Médio subsídios sobre as diversas profissões.

SERVIÇOS À COMUNIDADE

• Alfabetização de Adultos
Objetivo: Alfabetizar adultos atendendo, dessa forma, a uma das ênfases do período.
(Ver também: Projeto “De Olho no Futuro”, programa nacional de acuidade visual em jovens e adultos)

• Orientação para Abordagem Ambiental Regional
Objetivo: Capacitar professores do Ensino Fundamental e Médio, preferencialmente da rede pública de ensino, para elaboração de projetos voltados para a área ambiental.

• Água Fonte da Vida
Objetivo: Capacitar jovens em manejo de água potável, especialmente no combate ao desperdício e noções de legislação.

• De Olho No Futuro
Programa de âmbito nacional
Objetivo: Prevenir, identificar e corrigir, por meio de ações, os problemas visuais em alunos, para promover o processo ensino/aprendizado, reduzindo a taxa de evasão escolar decorrente.

• Nutrição, Fundamental para a Saúde
Objetivo sugerido: Capacitar merendeiras e lancheiras, preferencialmente da rede pública e de creches comunitárias, em noções básicas de aproveitamento integral dos alimentos e no preparo com segurança e higiene.

• Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário
Programa de RI que consiste de um grupo de homens e mulheres não-rotarianos que compartilham com os rotarianos o compromisso de servir para melhorar a qualidade de vida em suas comunidades.

SERVIÇOS INTERNACIONAIS

• Intercâmbio Rotário da Amizade
Programa de RI que possibilita a hospedagem de rotarianos em residência de companheiros no exterior.

• Serviços à Comunidade Mundial
Programa de RI em que Rotary Clubs de dois ou mais países colaboram na realização de projeto de prestação de serviços à comunidade.

• Intercâmbio Internacional de Jovens
Programa de RI que oferece a milhares de jovens a oportunidade de conhecer pessoas de outras terras e experimentar sua cultura, plantando, assim, as sementes da compreensão internacional.

• Jovens sem Fronteiras
Objetivo: Selecionar jovens de escolas públicas para participar de um programa de intercâmbio de curta duração.

• Projeto Inter-Países

NOVAS GERAÇÕES

• Liderança Juvenil
Objetivo: Capacitar jovens em noções básicas de liderança.

• Prêmios Rotários de Liderança Juvenil – RYLA
Programa de RI para jovens de 14 a 18 e de 19 a 30 anos. Enfatiza o desenvolvimento pessoal e a capacidade de liderança.

• Rotaract
Programa de RI para jovens entre 18 e 30 anos de idade que consiste de clubes dedicados à prestação de serviços, baseados na comunidade ou universidade. Com o patrocínio de Rotary Clubs tornam-se verdadeiros parceiros no servir.

• Interact
Programa de RI para adolescentes de 14 a 18 anos de idade que consiste de clubes dedicados à prestação de serviços, patrocinados individualmente por Rotary Clubs.

• Rota Kids
Programa para jovens de 6 a 14 anos, patrocinado por Rotary Clubs, com o objetivo de, por meio de ações, despertar o espírito de solidariedade.
Embora não seja um programa oficial do RI, já existem alguns grupos atuando no Distrito 4570 e em outros distritos brasileiros.